sábado, 24 de novembro de 2012

Errar é humano


Não raras vezes encontramos alguém dizer: “errar é humano”, “a carne é fraca”,  “eu não tenho sangue de barata”. Estas expressões normalmente são aplicadas em situações diferentes, no entanto, todas elas revelam o caráter do ser humano que, de uma forma ou outra, tenta justificar seus erros, suas falhas e desvios de comportamento. A situação se agrava ainda mais quando percebemos a desenfreada onde de violência que assola o país e o mundo. Como se isso fizesse parte natural do convívio em sociedade, já nos acomodamos, para não dizer acostumamos, com a repetitiva seleção de fatos que tomam as manchetes dos jornais e da mídia televisiva. Mortes violentas, homicídios, assaltos, estupros, agressões verbais, desentendimentos diversos, badernas, orgias, bebedices, glutonarias, desobediência aos pais, divórcios por motivos fúteis, traição, infidelidade, corrupção, etc. Querem mais? Acho que posso parar por aqui. Tudo isso reflete o comportamento da natureza humana com seu caráter corrompido pelo pecado. Solução: existe? Vejamos o que a bíblia diz: Paulo, escrevendo aos crentes da igreja de Colossos, no capítulo 3 da sua carta, trata do processo de transformação do caráter humano. Ele ressalta a importância da nossa UNIÃO COM CRISTO e os RESULTADOS DESSA UNIÃO. A partir do verso 12 até o verso 14, ele recomenda o cultivo das virtudes. Virtudes próprias daqueles que foram alcançados pela misericórdia de Deus. Assim diz o texto:

“ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.”

Verdadeiramente não podemos nos apropriar das expressões acima para desculpar os erros, desvios ou qualquer outro comportamento que foge do padrão típico daquele que foi alcançado por Deus. Paulo, no texto em destaque, foi enfático. Depois de considerar os resultados da nossa UNIÃO COM CRISTO, sendo esta a FONTE de toda maturidade e crescimento espiritual do cristão, no imperativo, nos concita para que nos portemos como verdadeiros eleitos de Deus. Isso quer dizer que o “velho homem”, a velha natureza, está morta. E, se a natureza humana decaída está morta, devemos nos revestir da nova natureza, a natureza que revela o caráter de Cristo. E isto não se dá pela força do poder pessoal. A nova identidade vai se formando à medida da intensificação do conhecimento de Cristo. Volto, assim, à pergunta inicial. Existe solução para a cura do caráter corrompido do homem? Existe solução para tanta violência e toda sorte de desvios e pecados que a sociedade comete? Sim, existe. A solução está no verdadeiro conhecimento do caráter de Cristo. No entanto, busca-se solução em outras fontes. Fontes ressequidas que não têm como saciar a sede da mais tenra criança. Busca-se igualdade de direitos; busca-se aprovação de leis mais severas; busca-se reforçar a segurança, etc, etc. Só não se busca o conhecimento do Cristo. Somos um Estado laico e não nos é permitido falar de Deus, da Sua Palavra (a Bíblia), no âmbito das escolas públicas. Há forte movimentação no sentido de retirar toda e qualquer expressão que fale de Deus dos ambientes dos órgãos públicos e até da moeda nacional, expressão como “Deus seja Louvado”. No entanto, ideologias e comportamentos corrompidos, drogas, desamor ao próximo, ignorância aos símbolos da pátria, corrupção, tudo isso, de uma forma ou de outra, dominam muitas pessoas e invadem lugares onde não é permitido falar de Deus. Não há quem possa impedir o avanço dessas misérias. Cabe-nos, portanto, nos dedicar à oração. Oração incessante em favor da nossa gente tão sofrida. E que Deus te abençoe. Pb. Hely



Nenhum comentário:

Postar um comentário