segunda-feira, 27 de maio de 2019

Uma Igreja sem mácula

É comum alguém nos perguntar: qual é a igreja certa ou correta onde eu possa congregar? De outro modo: essa ou aquela igreja é uma igreja boa? Certamente, ao fazer tais perguntas, quem as faz, possivelmente não pensou no real significado de igreja. Talvez tenha se preocupado com a designação denominacional, o que não está de todo errado, haja vista que a denominação identifica o grupo de pessoas que professam a mesma fé e defendem as mesmas doutrinas, credos, liturgia, etc. Pois bem! Em resposta às perguntas iniciais, é bom lembrar que a igreja somos nós. Igreja é a reunião dos santos(separados),remidos pelo sangue do Cordeiro(Jesus). É a reunião de todos quantos professam a fé em Jesus Cristo e o tem como seu Único e Suficiente Salvador. Agora,necessário é a formulação de uma outra pergunta: esse grupo tem a Bíblia Sagrada, como sua única regra de fé e prática? Esse grupo chamado igreja defende a doutrina dos apóstolos, tal qual defendia a igreja primitiva? Ou esse grupo já se desviou da Palavra de Deus ao introduzir um "outro evangelho" diferente daquele pregado e anunciado nas sagradas escrituras? O apóstolo Paulo advertiu severamente os crentes da igreja da Galácia:  

Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?  Gálatas 3:1 

A razão da indignação de Paulo diz respeito ao modo como se comportava os crentes daquela igreja que, depois de haver iniciado no verdadeiro evangelho, tendo começado no Espírito, agora, estavam se aperfeiçoando na carne. Na verdade, Paulo havia doutrinado aquele grupo ensinando a justificação pela fé e não pelas obras, contudo, eles, os gálatas, estavam inclinados a se justificarem mediante o cumprimento da lei. Isso era e é grave. Portanto, antes de aferirmos se essa ou aquela igreja é boa para se frequentar, necessário é a verificação se tal igreja defende as doutrinas tal qual pregadas pelos apóstolos. Escrevendo à igreja de Éfeso, o mesmo apóstolo Paulo deixa claro que os verdadeiros crentes devem imitar a Deus como verdadeiros filhos amados e que as obras da carne não terão mais lugar na vida dos que já foram lavados e santificados. Cristo se entregou pela igreja para a santificar pela palavra e, finalmente, a apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula.

 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.


Portanto, a igreja que prima por defender a fiel exposição das Escrituras Sagradas,que tem Cristo como cabeça da igreja, que procura aprimorar-se na santificação pela palavra e através do correto uso dos meios de graça e a legítima ministração dos sacramentos, essa, sem dúvida, será uma boa igreja para eu e você frequentar e não somente frequentar, mas participar ativamente das suas atividades.

Pense nisso. E que Deus te abençoe e te ilumine para tal. Pb. Hely 

Nenhum comentário:

Postar um comentário