quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Tempos terríveis


2 Timóteo
1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

Ontem (18/09/2019) tive a oportunidade de assistir a um programa na televisão linha investigativo. A reportagem e investigação aconteceram em algumas áreas da Amazônia, mais propriamente na região do Pará e Rondônia. Os flagrantes foram tristes. Fazendeiros e seus peões, representantes de associações de produtores, advogado, caminhoneiros e outros mais, todos, empenhados na mesma tarefa: LUCRO, DINHEIRO e, para alguns, a sobrevivência. Para isso, utilizavam expedientes não recomendáveis, até ilícitos, uma vez que promoviam a exploração ilegal da madeira e as queimadas.
Pois bem! A cidade de Anápolis, em Goiás, por sua vez, amanheceu tomada por forte nuvem de fumaça em decorrência de uma queimada resultante da ação humana, possivelmente criminosa, numa área urbana.
Notícias tais nos deixam tristes e com pouco ânimo em acreditar no ser humano como elemento de transformação. Aliás, se há transformação, essa tem se dado de forma negativa.
Mas isso não é novidade. Vejam que o texto bíblico acima, extraído da carta de Paulo a Timóteo diz que viriam dias terríveis. Homens egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, ingratos, ímpios, caluniadores e inimigos do bem, se apresentariam disfarçados e sob a aparência de piedade. Muitos sequer se disfarçam, pois são de fato amantes de toda sorte de impiedade.
Muito mais encontramos motivos para estarmos tristes é saber que a família, a escola e até mesmo a igreja tem sofrido desse mal. Ou seja, essas instituições já se encontram contaminadas pelas ações ímpias de homens e mulheres que se enquadram entre os tais descritos pelo apóstolo Paulo.
A ganância, a inveja, a infâmia, a arrogância e o desamor têm sido os pecados mais frequentes nesses meios. E muitas vezes não percebemos que o próprio Jesus condenou duramente esse estado de vida hipócrita e de aparência que perseguem até mesmo aqueles que já foram esclarecidos e iluminados pela Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras.
Se, por um lado, homens maus dizimam as nossas reservas ambientais com o objetivo de alcançar o LUCRO conforme notícias recentes veiculadas na mídia, outros têm dizimado as nossas reservas morais e espirituais. Têm maculado os princípios mais elementares da fé cristã. O amor e o apego às coisas passageiras desse mundo tem tomado o lugar do apreço, da consideração e da valorização do ser humano. O que importa é o lucro, seja ele traduzido de uma ou outra forma. Por isso, cabe-nos uma reflexão sincera e obediente à Palavra de Deus tendo em vista às correções que necessitamos fazer no nosso procedimento como cristãos salvos e redimidos. E que Deus tenha misericórdia de nós. Pb Hely





Nenhum comentário:

Postar um comentário