sábado, 7 de setembro de 2019

A Pena de Ouro




Oficialmente, a abolição da escravatura se deu em 13 de maio de 1888, quando da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, então regente do império, em nome de seu pai, o imperador D. Pedro II.
Para a assinatura dessa lei, foi confeccionada especial pena de ouro de 18 quilates, 27 diamantes e 28 pedras vermelhas, com 22 centímetros de comprimento e 13 gramas de peso.

Vejam que as penas de ouro foram por muito tempo usadas para assinar importantes documentos. Outras penas existiram, não de ouro, para assinatura de papeis e documentos menos importantes. Eram elas imergidas em um vidro de tinta e depois manuseadas para as assinaturas de papéis.

Diante das informações acima, lembrei-me de um cântico muito entoado nos meios evangélicos, que pude aprender desde menino. Diz assim:

“Com pena de ouro escrito está, escrito está, escrito está.
Com pena de ouro escrito está, meu nome lá no céu.
Lá no céu, meu nome escrito está,
Lá no céu, meu nome escrito está.”

O Apocalipse de João faz referência a um livro denominado “Livro da Vida”.  Segundo a visão de João, 
“se abriram livros. Ainda outro livro. O livro da vida. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. E, se alguém não foi achado no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”

Ainda, fala-se de uma Nova Jerusalém.

“Nela, jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro.”

Pois bem! a Bíblia fala-nos desse livro e  o faz de forma figurada. E, pela grandeza e importância das inscrições nele contidas, presume-se que a pena utilizada nas inscrições é de ouro. Daí, o autor sacro compor cântico afirmando estar escrito com pena de ouro seu nome lá no céu.

Figurada ou não a expressão, desafio você a pensar na letra do referido cântico para uma sincera averiguação pessoal e, ao final, responder: estaria seu nome inscrito lá no céu?

A resposta é muito pessoal mas deverá estar consolidada a partir das informações do texto apocalíptico. O texto diz que jamais penetrará no céu cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira.

E, nestes dias, a contaminação do mundo, coisas abomináveis ao Senhor e a mentira são atrativos que perseguem até mesmo os eleitos de Deus. Por isso que o apóstolo Paulo adverte os que se encontram de pé e firmes no Senhor para que não venham a cair nas ciladas de Satanás, o inimigo de Deus e dos seus eleitos.

Falar sobre a Nova Jerusalém é motivo de alegria para todos quantos creem em o nome de Jesus. E saber que o seu nome está escrito ou inscrito no Livro da Vida é algo esplendoroso.

Nesse caso, a inscrição exige pena de ouro dada a importância do fato de Deus se regozijar com o pecador arrependido que se rende a ele. A pena de ouro nos remete à conclusão de que uma vez inscrito no livro da vida, inscrito está para sempre. 

"Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." 

"Bem-aventurados aquele que guarda as palavras da profecia deste livro"

E que Deus tenha misericórdia de nós. Pb. Hely













Nenhum comentário:

Postar um comentário