terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Pedagogia da Porta Estreita

A Pedagogia da Porta Estreita
Uma sábia ilustração sobre salvação para vida eterna?
Lucas 13.22-30

Foi o Mestre dos mestres, Jesus, o maior de todos os contadores de histórias que este mundo já conheceu, que em sua infinita sabedoria e em reposta a uma pergunta feita por seus discípulos sobre a questão de serem poucos os que seriam salvos, que Ele utilizou-se da figura de linguagem (metáfora) para lhes ensinar sobre a salvação para a vida eterna. Essa figura não poderia ser melhor; e a ideia de uma porta estreita faz com que as instruções saltem aos nossos olhos e ao entendimento com muita facilidade e clareza.
Portanto, vejamos que: A salvação é como uma porta, e ainda que ela seja estreita, é porta, e porta, lembra-nos a ideia de OPORTUNIDADE.
De certa forma, é através de portas que temos ou não, acessibilidade às oportunidades boas ou ruins. Basicamente, nessa vida tudo se concretiza com os filhos dos homens através de portas que se abrem ou que se fecham. O êxito de quem passa por elas vai depender muito do ingresso e do “elemento surpresa”, ou seja, daquilo que se encontra do outro lado dos umbrais. No texto sagrado, texto de nossa reflexão, o Senhor Jesus disse em matéria de salvação, que há uma porta estreita e que ainda está aberta. Foi Deus quem de modo soberano, colocou diante dos homens essa porta especial com essas características e disposição. No contexto das Sagradas Escrituras, o elemento surpresa é resolvido quando ela nos revela que do outro lado da porta estreita, existe um caminho, o qual, em um texto correlato (Mt 7.13, 14), não é descrito de outro modo, senão, como sendo um caminho apertado tal qual a porta; e a ideia é que, até que Cristo volte para consumar a obra da redenção, a vida para aqueles que já estão no caminho da salvação será árdua, cheia de muitas lutas e dificuldades.
Não podemos nos esquecer! A salvação é uma porta; e a porta é Jesus. É estreita; Jesus nos chama para um sério e estreito compromisso de vida com Ele. Está aberta; Jesus está nos convidando para irmos ao Seu encontro, hoje, a fim de estarmos com Ele. Mas um dia, a porta, será fechada! Do ponto de vista temporal, haverá um tempo, tempo de Deus, em que Ele, o “dono da casa” fechará a porta. Dando-nos a ideia de consumação de todas as coisas. E ai, ninguém mais poderá entrar!
Mas, veja o que o Senhor disse àqueles que o ouviam naqueles dias e estou certo, a nós também: “Esforçai-vos por entrar pela porta...” (v. 24). No seu imaginário, o que você vê à sua frente agora? Uma porta? É estreita? Está aberta? Então, entre agora, e faça parte da minoria! Se não, pare e pense: O que está lhe impedindo de, definitivamente, entrar por essa porta?! Amanhã, pode ser tarde demais! Pr. Israel Domingos Pereira - pastor na Igreja Presbiteriana União - Goiânia, Goiás, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário