sábado, 1 de agosto de 2020

Presbíteros, pastoreai o rebanho

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.



A igreja do primeiro século já contava com líderes que orientavam os crentes que iam sendo acrescentado à congregação. O evangelho ia sendo pregado e, através da ação do Espírito Santo de Deus, pessoas impiedosas, pagãs e pecadoras eram transformadas e inseridas no Corpo de Cristo (Igreja) e, por isso, foi necessário separar crentes maduros na fé, idôneos e experimentados, para o pastoreio desse rebanho. Presbíteros foram estabelecidos na igreja pelos apóstolos com a finalidade de administrar a casa de Deus e zelar pela vida espiritual da igreja. O apóstolo Paulo, foi um incentivador para que se estabelecesse presbíteros nas igrejas por ele plantadas, visando sua organização e crescimento e dando a conhecer o aspecto pastoral da função do presbítero. Pena que muitos presbíteros não se vêem como pastores, limitando-se às questões de ordem administrativas da igreja, de cunho temporal, o que não condiz com a natureza espiritual de que se reveste o cargo ou ofício. Por isso que Pedro admoesta os presbíteros da igreja de modo a apascentarem o rebanho de Deus, evidenciando que a função do presbítero tem muito mais importância quando vista sob a ótica espiritual. O presbítero lida, em última instância, com vidas, com a herança de Deus e seu ofício deve ser exercido com cuidado, não por força, mas de forma voluntária; nem por torpe ganância. O presbítero deve ser visto como exemplo para o povo de Deus e também pelos de fora da igreja. Antes de tudo, o presbítero deve nutrir na sua consciência: 1. que fora chamado para uma tarefa nobre, porém, de grande responsabilidade; 2. que, antes de ser dominador dos fiéis, esteja pronto para servir; 3. que seu trabalho, embora árduo, não será em vão, mas, coroado com bênçãos celestiais. Hoje, 1º de agosto, comemora-se o DIA DO PRESBÍTERO e, mais que comemorar a data, quero exortar aos presbíteros, assim como eu, que observem o texto bíblico acima e, de modo digno, fazei a obra para a qual fostes chamados. Não esmorecendo na lide, mas, em tudo dando graças a Deus. Parabéns! E que Deus os abençoe. E que Deus nos abençoe!






Nenhum comentário:

Postar um comentário