terça-feira, 7 de julho de 2020

A necessária santificação

Romanos 6:1-7 1Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
2De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?   
3Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?   
4Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.   
5Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;   
6sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.   
7Pois quem está morto está justificado do pecado. 


Tema:   A NECESSÁRIA SANTIFICAÇÃO NA VIDA DO CRENTE   

Introdução:
Todos nós sabemos o que é fazer uma faxina na casa, no escritório ou num determinado ambiente. Fazemos isso várias vezes no ano, de forma a conservar o ambiente limpo. Talvez uma faxina mais superficial, mas, periodicamente temos de proceder a uma faxina mais profunda e completa. Nessas oportunidades, separamos muitos objetos para o descarte. O surpreendente, porém, é que, vez ou outra, somos tentados a trazer de volta para o interior da casa algum objeto que já havíamos separado para o descarte, talvez, por mimar aquele objeto, talvez por notar que tal objeto ainda poderá nos servir; talvez por uma questão sentimental. Afinal, ainda não foi descartado definitivamente, então, o buscamos de volta. É o velho apego às coisas do passado.

Essa ilustração nos remete a um tema bíblico muito importante na vida do crente salvo por Jesus Cristo.

A NECESSÁRIA SANTIFICAÇÃO

Algumas considerações sobre a SANTIFICAÇÃO

Santificação (ou em sua forma verbal, santificar) significa literalmente o processo pelo qual se separa algo ou alguém para um uso ou um propósito santo, ou seja, tornar sagrado ou consagrar.

Algum objeto que já foi separado (santificado) para um propósito, necessariamente, deverá ser usado naquela atividade para a qual foi santificado.

Muito mais, o homem, crente e salvo por Jesus, uma vez santificado ou separado, deverá cumprir o propósito para o qual fora santificado ou separado.

A santificação se dá através de um processo gradual e contínuo. Processo iniciado na vida do regenerado, convertido e santificado de Deus.

Dá-se na conversão pela implantação de uma nova natureza. Não é instantânea, mas, como já disse gradual e inacabada. Estamos num processo.

A santificação visa, portanto, pelos meios de graça que o próprio Deus coloca à disposição do seus eleitos, dominar a velha natureza do homem para uma vida de conformidade com a nova natureza agora nele implantada.

O texto que lemos de Romanos 6, nos adverte que uma vez unidos a Cristo não devemos pecar.
Vejam os versos 1 a 5: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? O próprio apóstolo nos responde: “De modo nenhum.”
Isso que dizer que, muito embora a graça de Deus seja abundante sobre nós, jamais poderemos nos valor dessa premissa para pecarmos mais e assim provar da graça.

O texto ainda nos informa que para o pecado já morremos e, agora, UNIDOS a Cristo pela Sua morte na cruz, não podemos viver para o pecado.

Quando introduzi essa meditação com a história de uma faxina da casa ou ambiente onde vivemos o fiz pensando que muitas vezes fazemos assim em relação ao pecado.
Entendemos que já fomos salvos e redimidos; que fomos separados para um propósito SANTO; que ingressamos num processo de santificação; que a lei do pecado não não tem domínio sobre nós; que a GRAÇA de Deus opera abundantemente na vida dos seus eleitos, MAS, somos tentados a buscar de volta algumas velhas práticas do velho homem, da velha natureza. A faxina já foi feita mas relutamos em descartar algumas atitudes pecaminosas. Daí, o desafio para você e eu fazermos uma investigação interior para vermos onde temos pecado contra o nosso Deus.


O QUE DEVEMOS ENTENDER SOBRE A SANTIFICAÇÃO
( 3 Lições )

1.      A santificação é a mortificação da natureza pecaminosa/subjugação

Verso 6 :  “ sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”.

É inconcebível que o crente, depois de lavado e redimido pelo sangue do Cordeiro, depois de ter sua natureza pecaminosa mortificada e subjugada, possa insistir na prática do pecado. A exortação de Paulo se encontra no verso 11: ! Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.

2.      A santificação é um processo que parte da iniciativa de Deus

Sabemos que é Deus quem salva. É Deus quem justifica. Sabemos que é Deus que nos despe do velho homem, subjuga a nossa natureza adâmica e renova a nossa mente para nos revestir do novo homem, para nos revestir de Cristo.
Sabemos também que é Deus quem opera em nós tanto o querer e o realizar. Ele corrige, levanta o fraco e nos concede o Espírito Santificador.

Mas, somos exortados a nos desviar do mal e virar as costas para o mundo. Somos exortados a vigiar. Esse é o envolvimento do homem nesse processo de santificação.


3.      A santificação frutifica para a VIDA ETERNA

Verso 22: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.”
Deus aperfeiçoará a sua boa obra começada em nós. É o que o apostolo Paulo aborda ao escrever aos crentes filipenses.

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;.” Filipenses 1:6.
A santificação na vida do cristão significa renovação e crescimento na graça e prazer nas coisas do alto, do espírito. Aquilo que é da vontade e prazer do nosso DEUS o crente também ama.

Cabe-nos dedicar mais à oração, à leitura das escrituras, mais participar dos cultos públicos, policiar os nossos pensamentos. Enfim, viver o padrão moral que melhor agrade a Deus. E dizer como o salmista: salmo 119: 112 e 113 –

“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre até o fim. Aborreço a duplicidade, porém, AMO A TUA LEI.”


E que Deus te abençoe. Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário