sábado, 25 de julho de 2020

Preciosas Lições




Se o Senhor não edificar a casa, 
em vão trabalham os que a edificam; 
se o Senhor não guardar a cidade, 
em vão vigia a sentinela.

Salmos 127:1
______________________________________





A reflexão que todos devemos fazer durante e, especialmente, depois que passarmos esses momentos de pandemia é saber quais as lições teremos tirado da situação.
O ser humano é dotado de uma extraordinária capacidade de adaptação a situações adversas, no entanto, essa capacidade tem limites.
Durante os vários meses de distanciamento social  tenho visto e ouvido sobre os resultados negativos do distanciamento social. Assim, podemos enumerar: agravamento das crises de relacionamento entre maridos e esposas, entre pais e filhos e entre irmãos e parentes por afinidade; os números de divórcios, por sua vez, tem aumentado; agravamento na condição de saúde é outro fator a considerar, haja visto que muitas pessoas já se encontram deprimidas, tristes e sem rumo, com especial destaque para as pessoas idosas que se acham privadas da companhia dos filhos e netos. As atividades sociais e religiosas sob rígidas restrições, já se fazem urgentes na vida de grande parte da população, com reflexos não menos negativos. Vejam que a prática de tais atividades já tornou mais do que um modo ou estilo de vida, para ser fonte de refrigério e comunhão, com aguçamento das mentes e consolo para o espírito. Portanto, estarem privados de tais atividades, para muitos, é estar longe da irmandade, dos amigos e do aconchego da comunhão.
Mas nem tudo está perdido! É a melhor conclusão. Sabemos que Deus está no controle da situação e não permitirá que os seus amados passem por tribulação além da sua capacidade de suportar. 


Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.   I Co 10:13



O texto acima, do apóstolo Paulo, diz respeito às tentações e à fidelidade de Deus em guardar os fiéis de modo que não venham sucumbir mas resistir a todas as ciladas do inimigo com meios de saída e de modo suportável.

Ora, se Deus olha para  os seus com olhar de misericórdia nas situações de tentações, muito mais, estará atento às situações de calamidades, guardando-os e protegendo-os para cumprir seu eterno propósito. Afinal, Deus é fiel nas suas promessas de guardar os seus.

Mas o texto bíblico de abertura desta postagem fala-nos que é inútil qualquer esforço humano, pois, se Deus não edificar e não guardar, em vão será todo trabalho humano.

Pouco valerá os trilhões de verbas distribuídas  para o enfrentamento da crise; pouco adiantará as pesquisas e protocolos adotados para contenção da pandemia. Pouco adiantará os esforços na busca de orientação psicológica e espiritual para amenizar as crises conjugais e relacionais entre familiares. Nada disso adiantará se não houver submissão à soberania de Deus.

Deus é o Senhor da história e todo ser humano faz parte do contexto histórico de seu tempo.

A história já mostrou a grandiosa atuação de Deus na vida de seu povo, fazendo-o liberto do cativeiro egípcio depois de peregrinar pelo deserto nas mais difíceis e variadas situações. 

Hoje é o tempo de buscar a orientação de Deus e aprender lições valiosas para o enfrentamento da crise. É tempo de aperfeiçoar os relacionamentos no lar, na igreja e na sociedade. 
É tempo de suportar uns aos outros, compreender mais os outros e se valer da experiência de vida para ajudar e minorar os efeitos colaterais do distanciamento social, do desemprego, da desilusão.

Antes, é necessário se colocar nas mãos de Deus sabendo que Ele tudo pode; que Ele é quem edifica; que é Ele quem guarda.

E que Deus tenha cuidado de nós.
Pb. Hely








  

3 comentários:

  1. Nossos medos, decepções, angústias e incertezas, nestes dias em que somos obrigados a nos distanciarmos, devemos pedir ao Senhor Jesus que aumente nossa fé, nos fortaleça com o Seu Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Amém, maravilhosa mensagem, nós leva a rememorar que Deus nos cuida e não nos deixa passar por situações além de nossas capacidades 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa mensagem, nós leva ao exército de fé que Deus nos cuida e não nos deixa sofrer além de nossas capacidades.

    ResponderExcluir