domingo, 20 de janeiro de 2013

Tempo oportuno


“Melhor é o fim coisas do que o seu princípio”
(Eclesiastes 7: 8ª)

Estou experimentando algo interessante em minha família. Minha esposa, depois de longos e abençoados anos de trabalho no serviço público, espera com muita avidez e alegria no coração a conclusão do seu processo de aposentadoria que, na verdade, já tramitou regularmente faltando apenas uma assinatura do chefe do executivo e a publicação do decreto no diário oficial. Após isso, estará consumada a sua aposentadoria.  O tempo dela chegou. E, com ele, espera-se que terá mais tempo para dedicar-se a outras atividades, como por exemplo: tempo para estar com a família; tempo para o lazer; tempo para dedicar-se às obras sociais; tempo para envolver-se mais com as atividades da igreja, etc. Minha filha mais velha, ainda muito jovem, ao contrário da mãe, vive outra expectativa. É que, na condição de servidora pública da Universidade Federal de Goiás, está em processo de transferência para a Universidade de Brasília. Faltam-lhe nesse processo uma assinatura e posterior publicação no diário oficial. Após isso, estará consumada a sua transferência. Poderá trabalhar.  
O que me chamou a atenção nestas duas situações é o fato de minha esposa estar esperando uma assinatura para “deixar” de trabalhar – aposentar-se do serviço público, ao passo que minha filha está à espera de uma assinatura para “iniciar” trabalho naquela instituição para onde deseja se transferir.  

Veio-me à memória o ensino da palavra de Deus cujo registro se encontra no Livro de Eclesiastes, capítulo 3, versos 1 a 8:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer-se; tempo de guerra e tempo de paz.“

De fato, há tempo para tudo. Se para um, aposentar-se representa a coroação de um trabalho realizado ao longo do tempo, um prêmio, para outro, aposentar-se pode significar frustração, sentimento de inutilidade, libertação de um fardo carregado ao longo do tempo, possibilidade de ausentar-se da presença do chefe ou dos colegas de trabalho e, até mesmo, iminente possibilidade de contrair males provenientes da depressão e outras doenças. Para os que estão iniciando uma carreira funcional, seja no serviço público ou em alguma atividade no setor privado, o ingresso no trabalho pode representar uma vitória, uma conquista, uma coroação pelo esforço no preparo e capacitação. Afinal, a concorrência para ingresso no mercado de trabalho é dura e cruel. Diante destas considerações, cabe-nos uma pergunta: como lidar com estas situações e como enfrentar o desafio de estar aposentado ou estar iniciando uma carreira no mercado de trabalho? Como encarar o ensino em destaque que afirma: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio”?

Não podemos hesitar! Seja iniciando uma carreira ou encerrando-a, se estivermos no centro da vontade de Deus não haverá traumas.

“Nenhuma atividade ou emoção é apropriada para todas as ocasiões. Conforme mudam as condições da vida, uma pessoa sábia fará o que for adequado para um determinado período ou estação. Sob certas circunstâncias é desejável uma resposta, enquanto em outras, o apropriado é exatamente o oposto. Uma maneira de evitar o desespero é executar as tarefas da vida de acordo com o senso de oportunidade dado por Deus.”(comentários: 3.1 – Bíblia de Estudo de Genebra – Ed. Revista e Ampliada, pag´. 858).

Lembremo-nos: Deus está no controle de tudo. Se nossa vida estiver pautada no ensino da Palavra de Deus, certamente saberemos lidar com os desafios que se nos apresentam no decorrer da vida. Seja iniciando uma carreira profissional; seja encerrando um ciclo de trabalho, encaremos essa nova situação com alegria e convicção de que vivemos para glorificar nosso Pai (Criador). E que Deus nos abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário