Postagens mais visitadas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

O Menino Deus

 

Ora, tudo isto aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.” Deus conosco.                   Mateus 1:21-23 

 

Natal. Uma palavra curta, porém muito conhecida por toda a cristandade mundo afora. Natal, sugere, para a maioria das pessoas, festa regada a muitas comidas especiais; iguarias, doces e presentes; troca de mensagens cordiais e afetivas; diversão e muito consumo. A indústria e o comércio agradecem, afinal, movimenta-se fortunas nesta época do ano. Mas a pergunta que se repete é sempre a mesma. Natal, na sua essência é isso mesmo? Ficamos mais doces e amáveis por ocasião do natal? Até parece que sim, mas a bíblia nos ensina que o natal tem muito mais importância quando compreendemos o seu real sentido. Diz a profecia que um menino haveria de nascer e de fato ele nasceu; em um lugar humilde para não dizer desprezível; o seu nascimento foi o suficiente para incomodar a Herodes que intentou matá-lo fazendo com que por ordem do próprio Deus, José e Maria refugiassem com Ele nas terras do Egito por algum tempo. Ao menino foi dado o nome de Jesus, o Emannuel que quer dizer Deus conosco. Ele haveria de ser o Guia capaz de apascentar o povo de Deus Israel.

Mas essa história milenar, lamentavelmente, tem sido pouco considerada, eis que o natal tem sido comemorado longe do seu mais sublimes significado. A concepção miraculosa de Jesus que aponta para a sua divindade tem sido esquecida no auge das comemorações natalinas. Por isso o tempo é oportuno para uma sincera reflexão: como estamos comemorando o natalício de Jesus? A mensagem do Filho de Deus tem impactado a nossa caminhada cristã? Não seria o momento propício a um retorno às escrituras Sagradas fazendo-a nossa regra de fé e prática, também, nestes momentos festivos?. Que festejemos sim, mas festejemos o verdadeiro e digno de receber todo o louvor e homenagens mais profundas do nosso coração. Que sejamos mais humildes, sinceros e gratos por tão grande dádiva de ter Deus nos enviado seu Unigênito Filho, para salvar todo aquele que Nele crer. Abramos o nosso coração para Jesus e tributemos a Ele a devida honra; centralizemos as nossas comemorações natalícias na pessoa do menino Deus. É que Deus nos abençõe neste Natal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário