quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A devida honra aos pais

 


"Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem 

os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex 20:12



Este é o 5º mandamento do Decálogo outorgado por Deus a Moisés no Monte Sinai.

Aconteceu durante a peregrinação do povo de Israel rumo à terra prometida.

Estão implícitos nesse mandamento divino princípios que regulam os deveres dos filhos para com seus pais. O mandamento é também um divisor dos Dez Mandamentos, ou seja, os que estão relacionados aos deveres do homem para com Deus, e,, a partir daí, das relações entre o homem e seus semelhantes.

Mas a pergunta que soa é esta: Se não estamos mais debaixo da lei, cf. Rm 6.14 e 15, por que cumprir a lei?

A resposta é simples: Se vivemos debaixo da graça não estamos isentos do cumprimento da Lei de Deus.

Pesa sobre nós a lei da consciência moral. Deus através de sua lei estabelece princípios a serem observados, tais como: obediência e autoridade; conselho e respeito.

Deus, ainda, ao ditar esse mandamento o fez sob promessa de bênção sobre aqueles que o cumprir: longevidade. Para que se prolonguem os teus dias na terra, disse o Senhor.

Por outro lado, Jesus autenticou esse mandamento ao dizer: “Pois disse Moisés. Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser a seu pai ou sua mãe seja punido de morte (Mt 7:10-13)

Ao fazê-lo,  Jesus condena os fariseus que primavam pela exigente tradição humana de lavar as mãos antes de comer mas negligenciavam deveres para com os pais, deixando de honrá-los conforme deveriam fazer. 

Observemos, pois, esse mandamento com promessa e sejamos felizes na presença do nosso Deus, amando e honrando os nossos pais.

E que Deus nos abençoe neste propósito.








Nenhum comentário:

Postar um comentário