Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Atos 2:16-2
O livro de Joel nos oferece muitos ensinos preciosos, e, por se tratar de um livro profético, trata, também, sobre o iminente "Dia do Senhor" (Joel 1:15), com o qual, possivelmente, muita gente não está preocupada.As profecias e os vários profetas tiveram e, ainda tem, relevância para as várias gerações. Fala, especialmente, para aqueles que vivem nos últimos dias.Olhar para as profecias de Joel pode, certamente, nos abrir os olhos em reconhecimento dos sinais da Segunda Vinda do Senhor e do cumprimento dessas profecias.
O texto de Atos acima transcrito, é o relato do evangelista Lucas, do extraordinário acontecimento do Pentecoste. Ali, no pentecoste, muitas pessoas ficaram maravilhadas e impressionadas com a manifestação poderosa de Deus, e, muitas delas, inadvertidamente, admitiam que as pessoas envolvidas entre línguas repartidas entre elas, como que língua de fogo, pudessem estar embriagadas. Nesse ponto, relata o evangelista que houve uma intervenção do Apóstolo Pedro, cujas palavras de esclarecimento a respeito de tão extraordinária situação. E, agora, ele, Pedro diz:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
Pois bem! Vamos refletir um pouco. O apóstolo Tiago, por sua vez, diz:
Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa.
Isso quer dizer que o poder de conhecer todas as coisas, presentes e futuras, é de Deus. Somos limitados como a neblina que aparece e logo se dissipa.
Nossa vida é breve, ainda que vivamos 80, 90 ou 100 anos. Diante de Deus esse tempo é muito breve. Contudo, nesses breves anos de vida, Deus nos permite acumular experiências boas, não muito boas ou más, sabendo, contudo, que todas elas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e espera o Grande Dia do Senhor.
E a experiência de vida nos remete a fatos interessantes que jamais poderíamos imaginar, não fossem as profecias terem apontadas para elas. Não temos o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã, cf. diz o apóstolo Tiago em sua epístola, contudo, nem por isso, podemos deixar de olhar para a profecia de Joel e outras que nos apontam para os últimos dias, quando apareceriam prodígios em cima do céu e sinais embaixo da terra em confirmação do poder extraordinário de Deus, criador, mantenedor e sustentador de toas as coisas. Quem viveu sabe que muitas profecias já se cumpriram. Outras se cumprirão. Enquanto os velhos sonham e os jovens tenham visões, aguardemos o Grande Dia do Senhor que está próximo. E nunca será TARDE DEMAIS para abrir-se os olhos para reconhecer que as profecias se cumprirão cabalmente. Que Deus te abençoe e te guarde nessa esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário