domingo, 10 de junho de 2018

VIGIEMOS


”Mas, ao retornar à presença dos seus discípulos os encontrou
 dormindo e questionou a Pedro: “E então? Não pudestes vigiar comigo durante uma só hora?
Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. 
“O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. (Bíblia Sagrada)

Os versículos acima fazem parte do texto registrado no evangelho de Mateus 26. Relata o texto que Jesus, na noite que foi traído, estava no Getsêmani com os seus discípulos. O ânimo de Jesus era de agonia, pois bem sabia que era chegado a sua hora. Algumas horas depois seria preso, levado diante das autoridades religiosas, entregue nas mãos de Pilatos, crucificado, morto e sepultado. Jesus, então, separadamente, pôs-se a orar. Mas, voltando da oração, encontrou seus discípulos dormindo, pelo que os indagou dizendo:

Não pudestes vigiar comigo durante uma só hora?” 

Talvez não tivessem os discípulos dado conta da gravidade da situação.Vejam: o Mestre, aquele com quem caminhavam durante algum tempo, agora, prestes a ser entregue nas mãos de Pilatos, a caminho da crucificação e eles dormindo como se nada estivesse por acontecer. Diz o texto, ainda, que pela terceira vez Jesus se retirou para orar e, voltando, encontrou-os outra vez dormindo. Então voltou para eles e lhes disse: ““Ainda dormis e descansais? Eis que a hora é chegada! Agora o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. “…. Pois bem! Essa foi a atitude dos discípulos diante da realidade dos seus dias. E hoje, será que não estamos vivenciando algo parecido? Pessoas não estão descansadas quanto à grave realidade espiritual por que passa essa geração? Nem mesmo se dão conta de abster-se dos entretenimentos eletrônicos nos momentos que deveriam ser dedicados ao culto solene, indo ao absurdo de consultarem a internet e atender a chamados telefônicos no ambiente e no momento de culto. Daí repetir-se a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos: 

“Não podeis vigiar comigo uma só hora?”

Não será possível desligar o mimo de estimação (celular) uma só hora enquanto se presta culto a Deus? Será que a pessoa que está do outro lado da linha merece a preferência da nossa atenção e, quem sabe, da nossa adoração? É preocupante saber que o momento de culto solene onde deveria pairar o clima da mais alta contrição e reverência tem se tornado, muitas vezes, palco de exposição e entretenimento de pessoas. E, por mais corretos que sejamos na nossa conduta, ninguém, de sã consciência pode afirmar que numa ou outra ocasião não tenha se portado de forma inconveniente no culto. Por isso, devemos vigiar para não cair na tentação do vício tecnológico, se possível, deixando nossos aparelhos em casa ou desligados no momento que devemos dedicar exclusiva atenção ao nosso Deus. Enquanto não nos conscientizarmos da gravidade de tal deslize, certamente, seremos presas fáceis do vício tecnológico. E que Deus tenha misericórdia de todos nós!


 ”Mas, ao retornar à presença dos seus discípulos os encontrou dormindo 
e questionou a Pedro:
“E então? Não pudestes vigiar comigo durante uma só hora?
Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.
“O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. …(Bíblia Sagrada)

Os versículos acima fazem parte do texto registrado no evangelho de Mateus 26. Relata o texto que Jesus, na noite que foi traído, estava no Getsêmani com os seus discípulos. O ânimo de Jesus era de agonia, pois bem sabia que era chegado a sua hora. Algumas horas depois seria preso, levado diante das autoridades religiosas, entregue nas mãos de Pilatos, crucificado, morto e sepultado. Jesus, então, separadamente, pôs-se a orar. Mas, voltando da oração, encontrou seus discípulos dormindo, pelo que os indagou dizendo: 

Não pudestes vigiar comigo durante uma só hora?” 

Talvez não tivessem os discípulos dado conta da gravidade da situação. Vejam: o Mestre, aquele com quem caminhavam durante algum tempo, agora, prestes a ser entregue nas mãos de Pilatos, a caminho da crucificação e eles dormindo como se nada estivesse por acontecer. Diz o texto, ainda, que pela terceira vez Jesus se retirou para orar e, voltando, encontrou-os outra vez dormindo. Então voltou para eles e lhes disse:

 ““Ainda dormis e descansais? Eis que a hora é chegada! Agora o Filho do homem
 está sendo entregue nas mãos de pecadores. “…
.
Pois bem! Essa foi a atitude dos discípulos diante da realidade dos seus dias. E hoje, será que não estamos vivenciando algo parecido? Pessoas não estão descansadas quanto à grave realidade espiritual por que passa essa geração? Nem mesmo se dão conta de abster-se dos entretenimentos eletrônicos nos momentos que deveriam ser dedicados ao culto solene, indo ao absurdo de consultarem a internet e atender a chamados telefônicos no ambiente e no momento de culto. Daí repetir-se a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos:
“Não podeis vigiar comigo uma só hora?”

Não será possível desligar o mimo de estimação (celular) uma só hora enquanto se presta culto a Deus? Será que a pessoa que está do outro lado da linha merece a preferência da nossa atenção e, quem sabe, da nossa adoração? É preocupante saber que o momento de culto solene onde deveria pairar o clima da mais alta contrição e reverência tem se tornado, muitas vezes, palco de exposição e entretenimento de pessoas. E, por mais corretos que sejamos na nossa conduta, ninguém, de sã consciência pode afirmar que numa ou outra ocasião não tenha se portado de forma inconveniente no culto. Por isso, devemos vigiar para não cair na tentação do vício tecnológico, se possível, deixando nossos aparelhos em casa ou desligados no momento que devemos dedicar exclusiva atenção ao nosso Deus. Enquanto não nos conscientizarmos da gravidade de tal deslize, certamente, seremos presas fáceis do vício tecnológico. E que Deus tenha misericórdia de todos nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário