sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Criados para pensar




"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma  virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4: 8

No relato bíblico da Criação nós encontramos um Deus operando com tal poder e perfeição que tudo o que veio à existência foi considerado muito bom. Entre as maravilhas que Deus criou está o ser humano. Na verdade o homem é a obra principal da criação.

Uma singularidade a respeito da criação de Deus é o fato de ter Ele criado o homem à sua imagem e semelhança. Em razão disso podemos dizer que o único ser vivente sobre a face da terra que tem a capacidade de pensar é o homem. Só ele tem o poder chamado "entendimento". As Escrituras Sagradas asseguram e evidenciam isso a partir do momento da criação do homem. Vejam que em Gênesis 2 e 3 Deus estabelece um diálogo com o homem, ou seja, comunica-se com o homem de uma maneira totalmente diferenciada daquela com que comunica com as demais criaturas. Estabelece regras de convivência no Jardim do Éden; dá ao homem tarefas de cuidar e zelar da natureza que era linda e perfeita;  concede poder ao homem para dar nome aos animais, etc. Tudo isso revela-nos que o homem foi dotado de "entendimento", "inteligência" e "razão". As implicações de tudo isso nos leva a pensar que ao homem foi exigido comportamento diferenciado dos demais animais. Afinal o homem difere de todos os demais seres pela sua capacidade de raciocínio. Acontece que o pecado empanou o brilho desta obra prima de Deus. Exatamente pelo fato de o homem possuir a capacidade de pensar e decidir, este cedeu ao engano de Satanás e contrariou uma regra de convivência pré-estabelecida por Deus. A mente do homem, antes límpida e isenta de malícia, agora, com a entrada do pecado no mundo, tornou-se "depravada" e "corrompida". Continua exercitando a "inteligência", contudo, sua mente se acha "obscurecida", pelo que não raro comete os mais absurdos. É fato! Basta alguns minutos diante da televisão para se ter ideia da abrangência do pecado. Ele assola a sociedade sem "entendimento" a respeito de Deus. Já não sabemos mais avaliar o grau de perversidade que atinge o homem sem Deus, pois, a cada instante temos notícia de crimes mais escabrosos antes não cometidos. Apesar de tudo isso não podemos desistir. Se cremos que Deus pode transformar o homem caído, sem entendimento e sem propósito, em filho herdeiro e co-herdeiro com Cristo das bênção celestiais, cabe-nos proclamar as virtudes d'Aquele que nos chamou das trevas para a maravilhosa Luz, na esperança de que muitos terão suas mentes corrompidas transformadas pela ação maravilhosa do Espírito Santo de Deus. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. Pb. Hely  

Nenhum comentário:

Postar um comentário