“O Senhor, teu Deus,
circundará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor
teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma para que vivas”. Deut. 30:6
Aprendemos desde cedo que os filhos são herança do Senhor.
Os filhos, assentados em volta da mesa, enchem de prazer o coração dos pais. Eles alegram a casa, movimentam o ambiente, trazem vida.
Quando seus pais já são idosos, os netos trazem à memória dos avós tudo aquilo que estes já experimentaram com os filhos. As esperanças são renovadas, tudo porque os netos exalam a intensidade da beleza da vida transmitindo suas energias e vitalidade.
Pois bem!
A vida em família é assim. Mas dissemos no início que a bíblia nos ensina que os filhos são herança do Senhor. De fato, são heranças preciosas, e a pergunta que fazemos é a seguinte: o que temos feito com essa preciosa herança do Senhor ? A título de ilustração, lembremos do filho pródigo que não soube valorizar a porção da herança que recebeu do pai. E a história diz que ele a gastou dissolutamente. E nós, como temos administrado a herança do Senhor que são nossos filhos, herança mais preciosa que qualquer bem material? Temos conduzido nossos filhos aos pés do Senhor, lembrando-nos que eles precisam de conversão e que essa conversão tem como resultado o amor a Deus de todo o coração e alma?
Nossos filhos precisam, desde a infância, de amor e cuidado, mas nunca lhes poderá faltar o principal: a instrução para conhecerem a Jesus para que um dia possam professá-lo de todo o coração.
Para tanto, é necessário que sejamos exemplo de vida, pais dedicados ao Senhor, perseverantes na oração e acima de tudo, gratos a Deus pela família que Ele nos deu. Cabe-nos, portanto, aceitar o desafio de orar incessantemente pelos nossos filhos, rogando a Deus a sua conversão, pedindo, ainda, a sua instrução para bem conduzir os nossos lares. Afinal, se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. É Deus que haverá de circundar o coração dos nossos filhos para que possam amar o Senhor, mas temos a responsabilidade de cuidar da preciosa herança que recebemos do Senhor.
E que Deus nos abençoe
nesse propósito.