Postagens mais visitadas

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Discernimento espiritual

 

“Admiráveis são os Teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.”

Salmo 119: 129 e 130

 

Meus irmãos e amigos, a vida nos oferece desafios e oportunidades. E às vezes entramos em conflito porque não sabemos como decidir: se abraçamos essa ou aquela oportunidade ou se enfrentamos esse ou aquele desafio.


Em razão desse conflito, é muito comum que fiquemos inertes. E quando agimos, por vezes tomamos decisões erradas.


O salmo 119 nos fala da excelência da lei de Deus e realça a bem aventurança dos que andam segundo essa lei e guardam os mandamentos do Senhor. Essa lei dá entendimento e todos que andam por ela são bem-aventurados.

Mas como saber se estamos fazendo a vontade de Deus e agindo segundo a sua lei? Para tanto, carecemos do discernimento espiritual que é a capacidade de distinguir entre o certo e o errado.


A lei de Deus é moral e todos quantos andam por ela tem em si o discernimento para saber o que provém de Deus e o que vem do maligno. Quando lemos a bíblia aprendemos a verdade de Deus e descobrimos a sua vontade.


O salmista nos fala da obediência à lei de Deus, obediência que provém da genuína fé.


Portanto, precisamos observar o testemunho do Senhor, suas magníficas obras e buscar o entendimento que finalmente nos levará ao cumprimento da sua lei. Precisamos urgentemente do discernimento espiritual e, para tanto, devemos aceitar o desafio de nos envolver mais e mais com as coisas do espírito, guardando no coração as palavras do Senhor para não pecar.


Você quer discernimento espiritual? Alimente-se da palavra do Senhor, busque-o em oração e mantenha-se em comunhão com os fiéis.

 

E que Deus te abençoe.

  

 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Preciosa herança

 

“O Senhor, teu Deus, circundará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma para que vivas”. Deut. 30:6

 

                    Aprendemos desde cedo que os filhos são herança do Senhor. 

                    Os filhos, assentados em volta da mesa, enchem de prazer o coração dos pais. Eles alegram a casa, movimentam o ambiente, trazem vida. 

                    Quando seus pais já são idosos, os netos trazem à memória dos avós tudo aquilo que estes já experimentaram com os filhos. As esperanças são renovadas, tudo porque os netos exalam a intensidade da beleza da vida transmitindo suas energias e vitalidade. 

                    Pois bem! 

                A vida em família é assim. Mas dissemos no início que a bíblia nos ensina que os filhos são herança do Senhor. De fato, são heranças preciosas, e a pergunta que fazemos é a seguinte: o que temos feito com essa preciosa herança do Senhor ? A título de ilustração, lembremos do filho pródigo que não soube valorizar a porção da herança que recebeu do pai. E a história diz que ele a gastou dissolutamente. E nós, como temos administrado a herança do Senhor que são nossos filhos, herança mais preciosa que qualquer bem material? Temos conduzido nossos filhos aos pés do Senhor, lembrando-nos que eles precisam de conversão e que essa conversão tem como resultado o amor a Deus de todo o coração e alma? 

            Nossos filhos precisam, desde a infância, de amor e cuidado, mas nunca lhes poderá faltar o principal: a instrução para conhecerem a Jesus para que um dia possam professá-lo de todo o coração.                   

               Para tanto, é necessário que sejamos exemplo de vida, pais dedicados ao Senhor, perseverantes na oração e acima de tudo, gratos a Deus pela família que Ele nos deu. Cabe-nos, portanto, aceitar o desafio de orar incessantemente pelos nossos filhos, rogando a Deus a sua conversão, pedindo, ainda, a sua instrução para bem conduzir os nossos lares. Afinal, se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. É Deus que haverá de circundar o coração dos nossos filhos para que possam amar o Senhor, mas temos a responsabilidade de cuidar da preciosa herança que recebemos do Senhor. 

                E que Deus nos abençoe nesse propósito.