sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Plano e o propósito da salvação


Muitas pessoas ainda não compreenderam a razão e o propósito da salvação em suas vidas. Na verdade, muitos não conseguem entender que a salvação é necessária e, por isso, vivem sem rumo, sem norte, sem objetivo. Neste resumido e prático esboço, trago algumas referências bíblicas que poderão lhe ajudar a encontrar a razão e a necessidade de salvação para sua vida. 

1) Por que preciso de salvação? O Salmo 51:5 diz: 
"Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." 
O Salmo 58:3 diz: 
"Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras." 
Leia, ainda, Romanos 3:23: 
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus".
Leia mais: Romanos 5:18, 6:23; 5:6. 

2) Qual é o meio para receber a salvação? O Apóstolo Paulo na sua carta ao crentes de Éfeso assim o diz: Efésios 2:8,9:

 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." 

Vimos, portanto que a salvação não é algo que se possa comprar. Salvação é graça. Graça da parte de Deus, sendo a fé o meio de alcançá-la. Veja que mesmo a fé provém de Deus. É dom de Deus de tal forma que ninguém possa atribuir a si qualquer mérito na salvação. A salvação é ato da misericórdia de Deus. Veja: 

"Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador." (Tito 3:4 a 6)

Leia, ainda: Atos 4;12; I Timóteo 2:5; I Pedro 3:18; João 14:6; João 3:16 e Gálatas 2:16.

Em oração de arrependimento
3) O que preciso saber para ser salvo? Você precisa saber que é necessário arrependimento. O Evangelista Lucas registrou estas palavras de Jesus: 

"...se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." 
(Lucas 13:3). 

Leia, também: Atos 3:19 (arrependei-vos); Romanos 1:16 (crer no Evangelho, na boa nova de Cristo); João 1;12 (receber Jesus).

4) Qual a melhor ocasião para ser salvo?  Atos 17:30: 

"Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância: agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam." 
Veja que o tempo da salvação é agora. Você está "notificado", ou seja, você foi informado da necessidade de arrependimento e, por isso, não és mais um ignorante quanto a esta necessidade. Paulo escrevendo à igreja de Corinto: 

"porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação: eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação."
(II Coríntios 6: 2). 

Leia, ainda: Hebreus 3:7,15 (hoje/hoje); Provérbios 27:1 (amanhã pode ser tarde).

5) Quais os resultados da salvação? A bíblia diz que todos somos criaturas do Deus Pai. Portanto, nisto somos iguais. Acontece que a salvação em Cristo traz alguns resultados sobre aqueles que de fato e de verdade se rendem aos pés de Jesus, tendo-o como Único e Suficiente Salvador. A esses o Evangelista João diz: 

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome." 
(João 1:12). 

Veja, portanto, que há um grave distinção entre o "ser criatura" e o "ser filho" de Deus. Leia, também: Gálatas 3:26 (filhos mediante a fé). A salvação produz o resultado "filiação". Mas, também, produz um resultado chamado "justificação". Sabemos que não podemos ser justificados por obras (Atos 13:38,39), contudo, somos justificados pela fé em Cristo Jesus e, agora, nova criatura somos ( II Coríntios 5:17). Nova vida temos. Absolvidos somos (Romanos 8:1). Frutos dignos produziremos (João 15:16).  

Finalmente:

6) Como posso crer na eternidade da salvação? Muitas pessoas, ainda que salvas, vivem o medo de perder a salvação. O que a bíblia diz sobre isso? Assim como a perdição é eterna para aqueles que terminantemente rejeitam a obra sacrificial de Cristo e não o reconhecem como seu legítimo salvador, para aqueles que já se conscientizaram que são pecadores e incapazes de produzirem, por si, frutos digno de arrependimento; se quedaram aos pés de Cristo em ato de arrependimento sincero; aceitaram a Cristo somo seu Único e Suficiente Salvador, a estes, não justifica o medo de se perderem. É que Jesus garante a salvação e salvação ETERNA. O evangelista João registra as seguintes palavras de Jesus: 

" As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão". 
(João 10: 27, 28). 

Leia, também: Hebreus 13: 5 (não nos abandonará); Filipenses 1:6(obra completa).

Pare e Pense
Se você  ainda não pensou ou não entendeu que Deus tem um plano de salvação para você e sua casa, neste NATAL, pare e pense! E que Deus tenha misericórdia de todos nós. Pb. Hely 

Nenhum comentário:

Postar um comentário