segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fechado para balanço


Balan%C3%A7o Patrimonial 1 Balanço Patrimonial   Exemplos Imagens

"FECHADO  PARA BALANÇO" 

Esta expressão é bem frequente no meio empresarial, especialmente, nesta época do ano. As empresas cerram suas portas interrompendo suas atividades externas para se dedicarem ao chamado "balanço". Através do balanço, apuram-se os resultados, sejam eles positivos ou negativos e, analisando-os, novas estratégias são estabelecidas para o próximo exercício. Registra-se um detalhe nesta observação: as empresas trabalham sempre e sempre com vistas a um resultado positivo de natureza patrimonial. Almejam a cada ano aumentar o seu lucro, o seu patrimônio, a sua clientela, os seus negócios. E não é preciso dizer que, num sistema capitalista como o nosso, eu e você somos o alvo das mais variadas empresas. Elas investem milhões em mídia para nos atrair ao consumo de seus produtos de modo a engordar os seus lucros. É verdade que existem empresas sérias, honestas e preocupadas com o bem-estar de seus clientes, embora tenham, a exemplo das demais, objetivos não outros senão aumentar seus lucros. Em resumo: para o meio empresarial capitalista, o importante é lucrar. Eu e você somos um número apenas; um protocolo a mais; um endereço a mais na mala direta; um paciente; um cliente; um usuário; um passageiro; um correntista ou poupador; um fiel seguidor. As pessoas são despersonalizadas; as compras se dão pela internet e as reclamações também; o 0800 substitui na maioria das vezes o contato pessoal. Até mesmo as notas fiscais já são impressas via internet. Por tudo isso resolvi entrar nesta onda: ESTOU FECHADO PARA BALANÇO. Resolvi parar e fazer um balanço da minha vida. Quero apurar os meus dividendos; quero conhecer o meu saldo, seja ele positivo ou negativo; quero saber qual estratégia tomar para o ano vindouro;  quero saber com quem poderei contar daqui para frente; em quem e no que investirei minhas energias em 2014; serei como as empresas que só visam lucro? Ou investirei nas pessoas com quem me relacionar? Farei um balanço para contabilizar as ações nobres às quais me dediquei; porei às claras tudo aquilo que fiz para desagradar alguém; medirei na ponta da régua o menor desvio do alvo que me está proposto; enumerarei os procedimentos que terei de tomar no sentido de retomar o rumo. Enfim espero que o resultado deste balanço me mostre: o quanto é importante amar mais as pessoas; o quanto é gratificante entregar-se em favor do próximo; que as pessoas devem ser valorizadas pelo que são e não pelo que tem. Quero ser um melhor pai; um melhor filho; um melhor marido; um cristão melhor. Finalmente quero através deste balanço solidificar a minha fé e esperança em Deus a ponto de entender e viver de acordo com o real significado da vida. E que Deus tenha misericórdia de nós. Pb. Hely  

Nenhum comentário:

Postar um comentário